Modelo

Ciclo CAPD

Modelo de Gestão Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ® é uma forma lógica, dinâmica e alinhada(1) de utilização das Ferramentas de Qualidade, de fácil compreensão pelas Partes Interessadas, voltado para a Melhoria Contínua e Gestão do Conhecimento.

Este Modelo de Gestão transforma em explícito o conhecimento implícito (tácito) organizacional – um dos quatro tipos dos ativos intangíveis, ou capital intelectual.

Um dos questionamentos que faz ao tradicional modelo de gestão Ciclo PDCA é o fato de começar pelo Planejamento, considerando-se que, a organização está com a maioria dos processos em funcionamento. Aliado ao fato citado por Michael Porter de que “quem não mede não gerencia”, estava dado o impulso para reunir várias das ferramentas de qualidade numa seqüência lógica – alinhamento –, começando pelo Controle.

Então temos três diferenciais do Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ®:

Início pelo Controle; Utilização de várias ferramentas de qualidade e práticas de trabalho; Seqüência lógica de utilização. Pode ser utilizado como modelo de gestão padrão, indicado no Manual de Qualidade, pois responde como são tratados ou geridos as ocorrências, incidentes e não-conformidades e resolvidos os problemas nas organizações.

Para justificar o início pelo Controle, citamos o modelo de gestão Balanced Scorecard – BSC que trabalha essencialmente com objetivos por perspectivas, indicadores (metas) e estratégias. A busca dos objetivos se dá pelo monitoramento dos indicadores, ou seja, pelo controle dos mesmos.

Foi elaborado o que podemos chamar de uma variante do Ciclo PDCA, o Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ®, dentro de uma série de passos para auxiliar o processo decisório e gerencial nas organizações, em todos os níveis hierárquicos (chão de fábrica, média e alta gerência).

O sistema de origem Ciclo PDCA é citado em 100% das organizações líderes de Classe Mundial e das empresas envolvidas com o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ e prêmios estaduais de qualidade, sejam como fundadoras, candidatas ou ganhadoras. Principais vantagens do Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ®:

Elimina conflitos de toda espécie pela seqüência lógica estruturada; Cria condições efetivas para a melhoria contínua, pelo fato de permitir e ser mais visível, rodar mais facilmente o ciclo mais de uma vez; Guarda o andamento dos procedimentos e sua conseqüente disponibilização num meio repositório (por exemplo, na intranet), o que favorece a gestão do conhecimento.

Objetivo – o que se quer atingir?

Um estágio de excelência: ”Situação excepcional da gestão e dos resultados obtidos pela organização, alcançada por meio da prática continuada dos fundamentos do modelo sistêmico.”

Modelo Sistêmico: ”Conjunto de elementos com uma finalidade comum, que se relacionam entre si, formando um todo dinâmico.”

O Modelo de Gestão Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ® possui uma perspectiva sistêmica em relação à gestão organizacional, uma vez que as várias etapas se constituem nos elementos inter-relacionados do sistema, que possuem a finalidade comum na busca da melhoria contínua.

Organizações-Alvo:

de qualquer setor e ramo de negócio; com conhecimento das Ferramentas de Qualidade; com certificação ISO, ITIL – Biblioteca de Infra-Estrutura de Tecnologia de Informação e/ou certificações semelhantes; que não possuem modelo de gestão explícito no Manual de Qualidade; que possuem ou estejam iniciando Grupos de Melhoria e/ou Círculos de Controle de Qualidade – CCQ’s. que colaboram na aplicação da Mentalidade Enxuta (Lean Thinking); envolvidas com o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade, Prêmio CNI e Prêmios estaduais de Qualidade e de Excelência. Características do modelo: 100% alinhado com o Critério 7 de Excelência – Processos; Visão Sistêmica voltado para a Melhoria Contínua(Kaizen); Variante do Modelo Ciclo PDCA; Utiliza outros Modelos de Gestão ao longo do Ciclo; Aplica várias Ferramentas de Qualidade e práticas. Alinhamento (fonte: www.fnq.org.br):

Consistência entre planos, processos, ações, informações e decisões para apoiar as estratégias, objetivos e metas globais da organização.

O alinhamento eficaz requer o entendimento das estratégias e metas, e a utilização de indicadores e informações complementares para possibilitar o planejamento, monitoramento, análise e melhoria nos setores de trabalho, nos principais processos e na organização como um todo.

O significado da palavra “Como” (fonte: www.fnq.org.br):

Solicita que a organização descreva suas práticas de gestão e os respectivos padrões de trabalho, incluindo os responsáveis e a periodicidade, os métodos de controle das práticas, ou seja, de verificação do cumprimento dos padrões de trabalho, além da aplicação das práticas e padrões, demonstrando a disseminação e a continuidade.

As respostas aos requisitos devem fornecer a mais completa descrição possível, para permitir que a avaliação e o respectivo relatório elaborado agreguem um valor significativo para a organização.

As respostas devem descrever os detalhes mais importantes das práticas de gestão, as ferramentas, os indicadores de desempenho, o grau de aplicação, os métodos de controle e as formas de aprendizado.

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